Acne – histórico e tratamentos

28 abr

Sempre tive acne, desde que me lembro por gente.

Imagem

Quando tinha 9 anos surgiu minha primeira espinha.

Pequena, normal, achei que era apenas um indício da chegada da adolescência (mesmo a puberdade, com todos seus hormônios só tendo chegado aos doze).

Com o passar do tempo minha acne só foi piorando. Do normal, com algumas espinhas no rosto, uma ou outra inflamada de vez em quando, minha acne evolui para o que os dermatologistas chamam de nível 3-  acne nódulo cistítica – além dos cravos, das espinhas normais inflamadas ocorrem espinhas maiores, internas e mais profundas, que doem. Tinha uma foto dessa época, que perdi uma vez quando meu computador quebrou – não gostava de aparecer em nenhum foto, já era um tormento a pele estar daquele jeito, que dirá eternizar aquilo numa foto.

Quando eu fiz 12 anos fui pela primeira vez no dermatologista, ainda não tinha acne cistítica , ele passou o que sempre se passa para casos de acne nível 1-2 : um sabonete e um ‘creminho’ (eu viria a odiar quando eles começavam a falar em ‘creminho’, ‘sabonete’ , eram os primeiros eu que compraria ao longo de anos.

Minha primeira tentativa foi um um sabonete chamado Salisoap, com ácido salicílico e enxofre e a pomada Benzac, que é um pomada  a base de peróxido de benzoíla , para as inflamações. Foi muito bom, meu rosto ficava sequinho quando eu lavava e a pomada secava as espinhas com mais facilidade, mas elas não paravam de aparecer, nunca.

Até eu tomar antibióticos pela primeira vez eu passei um monte de ‘creminhos’ e sabonetes:

Sabontes:

Salisoap (Galderma)

Effaclar (la Roche-Posay)

Dermotivin – Salix (Galderma)

Dermax (Galderma)

Actine (Darrow)

Acnesoap (Stiefel)

Epidac (Mantecorp)

 

Cremes(alguns são com o nome comercial, alguns eu mandei manipular_:

Adapaleno (adapaleno gel, Diferin gel)

Benzac (com peróxido de benzoíla)

Vitanol -A (Stiefel)

Isotrexin (Stiefel)

Adacne (Glenmark)

creme com clindamicina , flutamida, eritromicina.

 

Essa pequena lista resume o que aconteceu enquanto a minha acne piorava  e eu tinha de 12-17 anos.

Quando eu fiz 14 anos eu tomei antibióticos pela primeira vez, minha acne já estava bem feia, eu usava muita maquiagem e me sentia muito mal com o meu rosto.

Tetraciclinas- tomei todas, literalmente mesmo.

Dos meus 14 anos, quando comecei a tomar antibióticos para acne, até hoje, com 21 anos , tomei todas as drogas disponíveis no mercado para meu tipo de acne ,menos  inibidores de testosterona e isotretinoína (que é para formas mais graves de acne).

Clindamicina

Tetraciclina

Azitromicina

Limeciclina

Uma lista grande de ‘-inas’ , eu ia num médico, que me passava um creme, um sabonete e agora um antibiótico, fazia o tratamento completo e nada mudava, ele passava outro creme, outro sabonete, outro antibiótico.

Mais tarde (tipo, isso pouparia bastante sofrimento da minha parte) um médico sugeriu que poderiam ser ovários policísticos , fiz um ultrassom que apontou o que ele suspeitava e comecei a tomar pílula – a primeira de algumas, pois algumas deixaram minha pele ainda pior, mas os cistos foram embora.

Quando eu comecei a tomar pílula a Isotretinoína-  Roacutan- me foi oferecido pela primeira vez, eu tinha 15 anos.

Se você chegou até aqui, leu até aqui, provavelmente você tem acne e tendo acne, muito provavelmente já ouviu falar desse remédio e da lista enorme de efeitos colaterais que incluem até suspeitas de suicídio em pessoas que estavam sob o efeito da medicação. Eu tinha 15 anos e todos os outros médicos diziam que isso era uma coisa da idade e iria melhorar, minha mãe não quis que eu tomasse.

Acontece que a idade passou, eu continuei indo de médico em médico, tomando mais e mais remédios diferentes  e nada melhorava na minha pele, o tempo passou e mesmo 6 anos depois a acne não tinha acabado, embora fosse agora uma acne de nível 1-2, moderada mas resistente à tratamentos.

Recentemente, por causa de alguns efeitos colaterais pouco comuns em anticoncepcionais eu tive que parar de tomar, e a minha acne ficou igual era quando eu tinha 14 anos – com cistos, muitas inflamações e espalhadas pelo corpo todo – rosto, colo e costas. Eu comecei a ir nos médicos e contar quantas coisas já tinha tomado e como o Roacutan era a única coisa que iria resolver, voltei no mesmo médico que me sugeriu pela primeira vez, mas dessa vez, sem os cistos, ele disse que precisa de 90 dias com, adivinhem, um novo creme, um novo sabonte e uma nova medicação. Dessa vez, como ele sabia tudo o que eu já tinha tomado, achei que realmente ia funcionar , fui na farmácias e comprei tudo o que ele passou, a conta deu 300 reais e eu parcelei em 3 vezes. No final do terceiro mês, eu nem tinha pago a última parcela,  retornei e ele viu que não havia mudado NA DA na minha pele e resolveu passar o roacutan.

roacutan

Então, pretendo, a partir de agora, colocar no blog as minhas impressões, os meus sintomas, os produtos que uso, o máximo de informação útil que eu puder, porque para tomar a decisão de tomar o remédio eu procurei muita informação e a maioria dos lugares coloca você em pânico, aterrorizada com os possíveis efeitos e sem vontade nenhuma de tomar, com medo de um monte de coisas que não necessariamente são verdades.

Como vocês viram no post, é um remédio forte, não é e não deve ser nunca a primeira opção para quem tem acne , eu tenho amigas que tinham acne igual ou pior que a minha e começaram a tomar pílula e ficaram com a pele perfeita, ou tomaram um desses antibióticos que eu tomei e ficaram lindas – tudo varia de acordo com o organismo e nenhum bom médico vai prescrever o tratamento mais severo e cheio de efeitos colaterais sem tentar os outros antes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: